Seu cabelo está poroso? Aprenda a fazer o teste de porosidade!

Seu cabelo está poroso? Aprenda a fazer o teste de porosidade!

Seu cabelo está poroso? ??? Não sabe? Então bora descobrir!

Primeiro de tudo, o que é isso? Porosidade capilar é a capacidade que seus cabelos tem de absorver água, umidade, óleos, cremes etc. Quando porosas, as cutículas dos fios ficam totalmente abertas e absorvem o máximo de umidade que o fio consegue, porém, como as cutículas estão abertas e não seladas, essa umidade toda se evapora rapidamente. Ou seja, quanto menos o cabelo consegue se alimentar, mais poroso ele está.
E por que o cabelo fica poroso? Geralmente por excesso de químicas, sal, cloro etc. Progressivas, alisamentos, descolorações e até o sol abrem em extremo as cutículas dos cabelos, causando porosidade.

Como saber se os fios estão porosos e como tratar?

É muuuuuito fácil descobrir isso! Pegue um recipiente de vidro com água, puxe da raiz um fio de cabelo limpo (sem finalizadores), solte o fio no recipiente sem empurrar e espere de 2 a 3 minutos.

teste-porosidade
Se esse fio boiar significa que você tem baixa porosidade. Geralmente fios assim, não perdem a umidade facilmente. Siga um cronograma focado em hidratações.
Se o cabelo ficar no meio do recipiente, ele tem porosidade média. É considerada uma porosidade normal, pois as cutículas estão abertas o suficiente para absorver e manter a umidade e nutrientes nos fios. Nutrir uma vez por semana vai mantê-los assim.
Por final, se seu fio ficar lá no fundo, você tem um alto grau de porosidade. As cutículas estarão tão abertas que farão com que o cabelo absorva toda a água do recipiente e afunde. Você precisa reconstruir esses fios, para repor massa e curar os “buracos” que existem neles.

Faça o teste e nos conte o resultado! ?

Conteúdo por Dermabox.

Sobre No e Low Poo

Os métodos de No e Low Poo podem dar certo para todo tipo de cabelo, desde os mais lisos até os mais crespos. Teste e confira! ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *